Projeto Muriqui

O “Projeto Muriqui – ES” é desenvolvido desde 2002, com apoio de proprietários rurais de Santa Maria de Jetibá e de instituições públicas e privadas. O Projeto foi estimulado pela descoberta de várias pequenas populações de muriquis no município, representando uma oportunidade ímpar para a pesquisa e conservação da espécie.

O Projeto envolve o censo dos muriquis em Santa Maria, o estudo do comportamento e ecologia, o estudo genético e de ecologia da paisagem. Além disso, foi desenvolvido um projeto piloto de educação ambiental, de ecoturismo e de recuperação de áreas degradas.

Posteriormente foi iniciado um censo da população de muriquis no parque Nacional de Caparaó, onde certamente tem a maior população da espécie no Espírito Santo. O próximo desafio é propor uma estratégia de conservação do muriqui no Estado, considerando também as populações existentes na Reserva Biológica Augusto Ruschi e seu entorno, no município de Santa Teresa.

O “Projeto Muriqui – ES” é executado pelo IPEMA – Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica e Departamento de Ciências Biológicas – UFES, e recebeu apoio do Probio/MMA, CNPq, Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, Conservação Internacional, Fundação Biodiversitas, Associação de Certificação Chão Vivo e Prefeitura Municipal e escolas de Santa Maria de Jetibá.

Para mais informações sobre o Muriqui clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Um comentário em “Projeto Muriqui

  1. Boa noite,
    Uma amiga me indicou o projeto Muriqui gostaria de saber se o processo seletivo ainda está aberto?

    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.