MINICURSOS

– Estratégias de divulgação científica – Biólogo Raphael Becalli Soares (INMA). Vagas disponíveis: 14. Data: 08/06 (quinta-feira)

– Ecologia “Aranhas e Seus Inimigos Naturais” – Dr. Thiago Gechel Kloss (UFES/CCENS). Vagas disponíveis: 06. Data: 08/06 (quinta-feira)
 Ementa: O minicurso vai apresentar os principais inimigos naturais de aranhas, discutindo a diversidade, ecologia e as interações que envolvem manipulação comportamental. Além disso, o curso contará com uma parte prática, onde os alunos poderão visualizar alguns exemplos dessas interações no parque do INMA.

– Iniciação em Entomologia: “Princípios básicos para organização de uma coleção entomológica” – Dr. Arlindo Serpa Filho (INMA) e Celso Godinho. Vagas disponíveis: 11. Data: 08/06 (quinta-feira)
Ementa: Identificação das ordens e principais famílias dos insetos, visando o conhecimento para fomentar classificação e nomenclatura zoológica; aplicação das metodologias de curadoria; tipos de coleções; instrumentos para a iniciação em entomologia
Público-alvo: Definição do público-alvo e a contribuição do curso para o desenvolvimento de competências e habilitações aos alunos. Alunos de graduação e profissionais de nível técnico e/ou superior, principalmente das áreas de Biologia Agronomia, Farmácia, Química e outras áreas afins.

 – Montagem de pranchas fotográficas para trabalhos científicos – MSc. Joelcio Freitas (UEFS). Vagas disponíveis: 11. Data: 08/06 (quinta-feira)
Ementa: O curso tem por objetivo aplicar as ferramentas básicas de edição de imagens no software Adobe Photoshop, com o foco principal na montagem de pranchas fotográficas para serem utilizadas em artigos científicos e similares.
Material necessário: Notebook com sistema operacional Windows e Adobe Photoshop instalado (Há uma versão de avaliação por 30 dias disponível em: https://creative.adobe.com/products/download/photoshop?promoid=61PM825Y&mv=other&store_code=in). Deixar para instalar somente na proximidade do evento, para que a licença não expire.
Obs.: Os alunos podem trazer imagens de trabalhos com o qual vêm trabalhando, ou utilizar um conjunto de imagens disponibilizada pelo ministrante.

– Fotografia de natureza – Leonardo Merçon (Instituto Últimos Refúgios) e  Fabricio Vasconcelos Costa (Expedicionários). Vagas disponíveis: 09. Data: 11/06 (domingo)
Ementa: Fotografia da Natureza e Conservação aplicada à difusão cientifica. Introdução e pratica de técnicas básicas para observação e registro de imagens da vida silvestre em ambiente natural. Além de apresentar as possibilidades de aplicação das imagens (fotografia e vídeo) em esforços de conservação / pesquisas cientificas.
Condições para inscrição Minicurso Fotografia: O participante deverá enviar juntamente com o comprovante de pagamento a carteira de vacinação comprovando ter a vacina contra a febre amarela dentro da validade. 
Todos os participantes devem levar perneiras.

–  Práticas em Análises Filogenéticas – MSc. Diego Barbosa (UFES). Vagas disponíveis: 12. Data: 08/06 (quinta-feira)
 Ementa: O curso está montado com o objetivo de sumarizar os conhecimentos sobre a prática, execução e discussão da ferramenta filogenética, para suprir a ausência e necessidade dessas ao longo do meio acadêmico como um todo. Para tanto, essa disciplina foi dividia em três módulos que abrangem a melhor forma de uso desta ferramenta: Teoria, Execução e Discussão.
Material necessário: Notebook com sistema operacional Windows

– Delineamento experimental aplicado à estudos Ecológicos – Dr. Francisco Cândido Cardoso Barreto (UFES). Vagas disponíveis: 08. Data: 08/06 (quinta-feira)
Ementa: O minicurso sobre delineamento de experimentos em ecologia visa preencher lacunas que dificultam a obtenção de resultados replicáveis e com inferência robusta dentro das diversas subáreas da ecologia. serão discutidos desde conceitos iniciais, tais como definições sobre parcelas ou unidades experimentais, tratamento, replicação, aleatorização, blocagem (controle local) assim com questões mais avançadas, tais como precisão e acurácia, fatores de confundimento, pseudoreplicas, erros experimentais (e como não cometê-los), experimentação cega e duplo cega assim como planejamento da análise estatística dos dados, classificação dos estudos (descritivos, estudos de caso(s), estudos transversais, estudos longitudinais, observacionais, caso-controle e coorte). Para que estes tópicos sejam completamente compreendidos, está previsto uma revisão sobre testes de hipóteses (conceitos básicos e abordagens paramétricas e não paramétricas).

SIMBIOMA – Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica