Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste

Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE

Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE

Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE

O Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA, o Centro de Tecnologias do Nordeste – CETENE, o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal – INPP e o Instituto Nacional da Água – INA são os quatro novos centros de tecnologias do MCT instituídos pelo
Projeto de Lei 7437/2010

O CETENE, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, é um centro de desenvolvimento e transferência de tecnologias consideradas estratégicas para a região Nordeste criado em 2005 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A estrutura gerencial do Centro está de acordo com as novas tendências das instituições de pesquisa, formada por um pequeno número de pessoas com grande capacidade de liderança e boa articulação. Sua atuação como núcleo de uma extensa rede de competências, envolvendo universidades, institutos estaduais, empresas e centros de pesquisa, estabelece ligações e promove a integração de esforços, com forte orientação para a utilização do conhecimento voltado para a solução de problemas, promoção da inovação e da difusão de tecnologias.

Neste sentido, atua como facilitador da formação de redes temáticas de pesquisa a partir da identificação de oportunidades e necessidades locais, regionais e nacionais.

Formas de Atuação

As estratégias de atuação adotadas são flexíveis, aproveitando as oportunidades identificadas, atendendo as especificidades locais e dos atores envolvidos, inclusive no que diz respeito aos potenciais agentes financiadores.

O CETENE estabelece parcerias com centros e grupos de pesquisa que dispõem de instalações de seu interesse, tanto apoiando com recursos e pessoal, quanto rotineiramente fazendo seus pesquisadores passarem a utilizar aquelas instalações, preocupando-se em não duplicar instalações físicas já existentes na região.

O CETENE, através dos diversos temas de sua organização, se constitui também em um instrumento importante de aplicação das tecnologias apropriadas. As ações que compreendem este conceito vão desde a orientação para implantação de projetos tecnológicos, fundamentados a partir de estudos científicos, até a organização em cooperativas e/ou associações e capacitação das comunidades alvo para assimilar as técnicas de implantação das atividades dos projetos. As ações de tecnologias apropriadas são articuladas pelos especialistas do CETENE, junto com universidades, organismos oficiais, ONGS e de outras entidades organizadas que se disponham a participar dos projetos.

Entre seus objetivos institucionais, podem-se destacar ainda os seguintes:

  • Busca pela excelência interdisciplinar e multidisciplinar, favorecendo a cooperação e a identificação de novas áreas de pesquisa que se beneficiem da cooperação entre os diferentes pesquisadores.
  • Ser um centro nacional de cooperação técnico-científica, envolvendo o treinamento de técnicos e aberto à realização de pesquisas por parte de professores e estudantes das diversas instituições da região Nordeste, além do apoio às atividades de cientistas visitantes.
  • Estimular uma ativa cooperação com as indústrias, tanto na realização de serviços técnicos especializados quanto no oferecimento de consultorias. O uso da infra-estrutura: instalações, equipamentos e laboratórios deverão ser facilitados, além de projetos para desenvolvimento de pesquisas conjuntas deverão receber atenção especial.

Tendo como prioridade atender demandas da sociedade, o CETENE atua articulando o conhecimento científico e tecnológico e o acesso ao fomento, promovendo, desta forma, a transferência de tecnologia de produtos e processos que contribuam com o desenvolvimento da região. Para atingir este fim o Centro tem como parceiros universidades, institutos tecnológicos e de pesquisa, entidades governamentais, associações e indústrias, tornando-as mais acessíveis e melhorando o uso dos recursos disponíveis, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, que aproximam demanda e oferta, promovendo resultados que reduzem as diferenças regionais.

A atuação do CETENE prevê ainda ações de divulgação dos resultados provenientes dessas cooperações. Seminários, fóruns e capacitações foram realizados no intuito de informar a sociedade acerca das ações realizadas pelo CETENE e seus parceiros e ainda buscar mais instituições interessadas em participar desse processo. Toda essa interação com a sociedade permite um fluxo de transferência de tecnologias que inserem na região ações, técnicas e produtos inovadores que colaboram com o desenvolvimento sócio-econômico do Nordeste.

Fonte: http://www.cetene.gov.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.