Representante do MCTI visita o INMA

O Instituto Nacional da Mata Atlântica recebeu na quinta feira, 9 de outubro de 2014 a visita do Dr. Kayo Julio Cesar Pereira, Coordenador-Geral das Unidades de Pesquisa e Subsecretário Substituto da SCUP.

grupo

Entre suas atividades no espaço do Museu Mello Leitão foi realizado um encontro com a Diretoria da SAMBIO, do qual participou também o Diretor do INMA.

Na ocasião foi feita uma apresentação com as sugestões da SAMBIO, que foram definidas a partir das decisões da Reunião de seu Conselho Deliberativo realizada em 5 de julho.

Os temas apresentados foram os seguintes:

  1. Identidade Visual para o INMA

  2. Transferência da área oferecida pela PMST para o INMA

  3. Possibilidade do MCTI articular com IAB ou CAU um concurso público para o Projeto do Núcleo de Pesquisas e Coleções do INMA

  4. Estabelecer uma agenda de encontros com a comunidade científica e gestores com a finalidade de embasar o Plano Diretor do INMA
  5. Definição de verba para produção on line e impressa de quatro edições anuais do Boletim do Museu Mello Leitão
  6. Apoio a realização do IV SIMBIOMA
  7. Orientação sobre como participar nos projetos do MCTI, tais como: Programa de Capacitação em Taxonomia (PROTAX), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Sistema Nacional de Pesquisas em Biodiversidade (SISBIOTA) e Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD)
  8. Possibilidade da realização dos serviços de difusão científica e educação ambiental no espaço do Museu por convênio como Organização Social de forma a poder contar com a participação dos alunos e recém-formados do IFES e da ESFA.

A Diretoria da SAMBIO apresentou estas questões ao Dr Kayo em forma de uma apresentação de “Power-Point” que está disponível para quem desejar baixar (Clique aqui – 335Mb).

O Dr. Kayo, agradeceu a o empenho da SAMBIO em buscar soluções e cooperar nesta fase de implantação do INMA e garantiu que levaria as questões apresentadas o Ministro e o Secretário-Executivo do Ministério.

No entanto, fez questão de ressaltar alguns resultados concretos referentes à implantação do INMA:

  • Inclusão do INMA no Programa PCI, possibilitando o recrutamento de bolsistas de alta qualificação técnica e educacional para aprimorar o desenvolvimento institucional do INMA;
  • Implantação de processo formação de comissão interministerial para viabilizar a transferência do instituto da estrutura do IBRAM para a estrutura do MCTI;
  • Criação de unidade gestora no INMA, de forma a integrar o instituto no sistema de planejamento e orçamento do MCTI e viabilizar o repasse de recursos ainda este ano ;
  • Agendamento de visita de uma servidora com formação em arquitetura para vistoria das instalações e análise das possibilidades de expansão do instituto;

A SAMBIO acredita que estas ações demonstram o compromisso do MCTI com o INMA e espera de agora em diante uma participação mais efetiva dos representantes do MCTI neste processo.

coleção

Em seguida a Reunião com a Diretoria da SAMBIO, o Dr Kayo foi conhecer as instalações das coleções zoológicas do INMA e entender a razão do Plano Científico do INMA ter estabelecido como objetivo de uma de suas linhas de ação “Transferência das coleções científicas, para um local livre das inundações e com maior espaço, permitindo seu crescimento seguro” e como atividade decorrente “Buscar um espaço, por aluguel, doação ou compra para a manutenção segura das coleções biológicas preservadas” (it. 5.5.2)

Ofício enviado pela SAMBIO ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação

Resposta do Ministro do MCTI à SAMBIO

Ofício da SAMBIO ao Secretário da SCUP

Ofício da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa à SAMBIO

Repercussão na Imprensa.
Comissão interministerial viabilizará efetivação do Instituto da Mata Atlântica

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.