O Conselho Deliberativo da SAMBIO reuniu-se hoje (5/6) para definir os novos objetivos estratégicos da Associação. Alcançados os objetivos, definidos em 7 de outubro de 2009, com a aprovação da Lei 12.954 de 2014 que criou o Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA, e transferiu o Museu de Biologia Mello Leitão – MBML, para o MCTI. A diretoria entendeu que cabia ao Conselho Delibertivo definir os novos horizontes a serem seguidos nesta fase de implantação do INMA.
Na reunião de hoje foram definidos os seguintes objetivos, que serão agora perseguidos por nossa Diretoria:
1. Defender a manutenção de valores históricos deixados por Augusto Ruschi e neste sentido propor que o novo organograma do Instituto Nacional da Mata Atlântica esteja apoiado em dois grandes Núcleos:
– Um Núcleo de Pesquisa e Coleções, que precisará ser fisicamente construído em um novo espaço. Com instalações que correspondam às necessidades de pesquisas e manutenção dos diversos grupos que compõe as coleções do atual MBML. E que abrigue ainda toda a parte administrativa do Instituto.
– Um Núcleo de Difusão Científica, que utilizaria o espaço físico já existente do Museu. Sendo responsável por dar continuidade aos trabalhos de divulgação da ciência e de cuidados com o meio ambiente, junto a estudantes e a população em geral, manter o Boletim e de cuidar da Memória de Augusto Ruschi. – Este núcleo continuaria levando o nome de Museu Mello Leitão e levando adiante o trabalho realizado até hoje.
2. Atuar para que se concretize a transferência da área oferecida pelos Prefeitos de Santa Teresa ao MCTI, comprada para preservação dos mananciais de água da cidade. E que nesta área seja construídos os espaços necessários para abrigar as coleções, os laboratórios de pesquisas e a estrutura administrativa. É importante que estas construções atenda o que há de mais modernos no que se refere a segurança e funcionalidade.
3. Mobilizar a comunidade científica, principalmente os pesquisadores que trabalham com a Mata Atlântica, para que se crie um clima propício a definição do Conselho Científico do INMA e a definição de seus objetivos estratégicos.
4. Esta mobilização deverá culminar entre os dias 4 e 7 de Junho de 2015, com a realização do IV SIMBIOMA – Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica com o tema: “INMA – Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica”
Esperamos continuar contando com o apoio que contamos até hoje, de quase todos os setores, para mais uma vez termos êxito em nossos objetivos.