Apoio a projetos

Durante o biênio 2020-2021, a SAMBIO iniciou parceria com projetos de pesquisa no âmbito da Mata Atlântica. Confira:

  1. Título: Fatores que afetam a fauna de peixes, integridade biótica e medidas de conservação em lagoas impactadas por diferentes atividades humanas no baixo rio Doce.
    Proponente: Eduardo Hoffmam de Barros

    Apoio SAMBIO: O projeto conta com o financiamento da Fundação Rufford, instituição do Reino Unido que financia projetos de conservação da natureza em todo o mundo em desenvolvimento, apoiando programas-piloto na área da conservação. A SAMBIO é a instituição responsável pelo recebimento e gerenciamento dos recursos recebidos da Rufford. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da UFES, como projeto da tese do aluno de doutorado Eduardo Hoffmam de Barros, orientado pela professora Luisa Maria Sarmento Soares, com o apoio dos pesquisadores Ronaldo Martins Pinheiro, Renan Luxinger Betzel e Mateus Torezani Campo Dall’ Orto.

    Descrição do projeto: A região do baixo rio Doce apresenta um dos mais importantes sistemas lacustres do Brasil, formado por mais de 60 lagoas, em sua maioria, pouco estudadas. A maioria dos estudos realizados nas lagoas da região se refere a aspectos geológicos, físicos, hidrológicos e limnológicos, sendo escasso o conhecimento relativo à fauna de peixes. O potencial da região para estudos biológicos e ecológicos é bastante alto, uma vez que as lagoas possuem uma série de características diferentes e sofrem com diferentes impactos ambientais. As lagoas abrigam espécies ameaçadas e diferentes atividades humanas reconhecidas como fatores de ameaça à ictiofauna são desenvolvidas dentro das mesmas e em seu entorno. Isso faz com que seja de fundamental importância o conhecimento dessa fauna e de sua ecologia para o embasamento e implantação de medidas de conservação, além de ser uma oportunidade para o estudo dos fatores humanos que afetam a fauna de peixes em lagoas. Uma abordagem muito utilizada como ferramenta de avaliação de ambientes aquáticos em várias regiões do mundo é o índice de integridade biótica, baseado em atributos da ictiofauna, que foi adaptado para vários tipos de ambientes e várias regiões, no entanto as adaptações para regiões tropicais e ambientes lacustres ainda são incipientes. Este projeto visa conhecer e registrar aspectos biológicos e ecológicos da fauna de peixes presente nas lagoas, investigar os fatores que a afetam, indicar medidas para sua conservação, identificar espécies ou grupos bioindicadores de qualidade ambiental, adaptar e testar um índice de integridade biótica para lagoas tropicais afetadas por atividades humanas. Para isso, as lagoas e seus afluentes vêm sendo amostrados sistematicamente, investigando a relação entre os peixes e os fatores que os afetam, o que servirá como base para a elaboração de medidas possíveis e eficazes de conservação, bem como para a identificação de bioindicadores e para o estabelecimento de um conjunto de métricas e valores de referência para a adaptação de um de índice de integridade biótica para a região e que possa ser utilizado em ambientes similares. Pretende-se testar esse índice e compará-lo com outros índices existentes a partir de dados coletados nas lagoas do complexo do baixo rio Doce.

Acompanhe em nossas redes sociais:

Print Friendly, PDF & Email