Conhecendo o Museu de Biológia Prof. Mello Leitão – II

Jovens visitam o Museu

Jovens visitam o Museu

O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão mantém um programa de Educação Ambiental e Divulgação Científica de grande importância para o Município de Santa Teresa e o Estado do Espírito Santo.

Realizado no âmbito do Projeto de Educação Ambiental e Difusão Científica da Biodiversidade da Mata Atlântica este programa envolveu no último semestre de 2010, a participação de dois biólogos como coordenadores além de quatros estagiários e dez voluntários estudantes universitários e de nível técnico.

Estes foram responsáveis pela elaboração de projetos, coordenação e capacitação das atividades de Educação Ambiental praticados no MBML.

Entre estas atividades podem ser destacadas: os agendamentos de visitas; a recepção, as visitas monitoradas; as visitações em geral; o treinamento de voluntários; a realização da “II Exposição Nacional de Ilustração Cientifica”; a apresentação de palestras temáticas; o passeio sensorial durante a realização do “Festival Gastronômico e Cultural de Santa Teresa”; a Oficina de Aves com realização de visita orientada, observação e minicurso sobre aves.

Durante os meses de junho a novembro de 2010 foram recebidos 23.455 pessos para visitas guiadas, num total de 482 grupos entre distribuídos entre Educação Infantil (8%), Ensino Fundamental (52%), Ensino Médio (15%), Ensino Superior (3%), Curso Técnico (6%), 3ª Idade (5%) e Outros (13%).

Estes visitantes são provenientes de 59 localidades distintas, incluindo-se praticamente todos os municípios do Espírito Santo e ainda Rio de Janeiro e Bahia.

Durante este ano o programa só está podendo ser mantido graças a um convênio da Prefeitura local com a SAMBIO que assegurou três bolsas para estudantes de graduação da ESFA, e remuneração para uma bióloga que faz a coordenação do projeto. Além da dedicação de estudantes do IFES e da ESFA que atuam como voluntários no projeto.

Gostaríamos que os estudantes e biólogos que participam ou já participaram deste projeto no passado deixassem sua opinião sobre o mesmo.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.