Começaram hoje as aulas relativas a disciplina de “Biogeografia e conservação da fauna aquática” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo que está sendo ministrado de forma pioneira no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão.
Reunindo alunos dos programas de pós de Vitória e São Mateus no Espírito Santo e Jequié na Bahia, com uma carga horária de 60 horas, serão discutidos as relações entre as formações das bacias sul americanas e as espécies de peixes existentes.
A compreensão biogeográfica é fundamental para que os projetos de preservação da biodiversidade possam ser conduzidos com êxito.
Com esta ação se está dando o primeiro passo para tornar realidade as recomendações da Proposta elaborada pelo Conselho Científico do MBML “Contribuição à estruturação do MBML, tendo em vista a sua transferência para o Ministério da Ciência e Tecnologia” que diz em seu texto:
“Como unidade do MCT fomentadora de pesquisa, é fundamental que o Museu tenha um programa de pós-graduação em sua área de atuação. Para viabilizar essa meta, o Museu pode estabelecer uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, que já tem uma equipe capacitada e experiência em programas de pós-graduação nas áreas de ciências biológicas.”