INMA – Proposta do Conselho Científico do MBML

rea oferecida pela Prefeitura de Santa Teresa ao MCT para construção do Centro de Pesquisas do INMA sendo reflorestada pelos Bombeiros Voluntários.

rea oferecida pela Prefeitura de Santa Teresa ao MCT para construção do
Centro de Pesquisas do INMA sendo reflorestada pelos Bombeiros Voluntários.

Em Julho de 2009 o Conselho Científico do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão apresentou uma proposta a governo com sua “Contribuição à estruturação do MBML, tendo em vista a sua transferência para o Ministério da Ciência e Tecnologia”.

Mais de dois anos se passaram e o MBML continua a espera de que deputados encarregados de aprovar ao Projeto de Lei que cria o Instituto Nacional da Mata Atlântica e realiza esta transferância, encontrem tempo em suas agendas para cumprir com a função para a qual foram eleitos.

Em sua jusificativa a proposta elaborada aponta que o MBML possui as pré condições para atuar como instituição chave na pesquisa e conservação da Mata Atlântica central. É uma instituição científica federal, possui uma infra-estrutura básica necessária para o desenvolvimento de pesquisa sobre biodiversidade, tem prestígio internacional por seu pioneirismo, com 60 anos de história, e interage com outras instituições congêneres na região da Mata Atlântica.

Além disso, o Museu está estrategicamente situado no “coração” do “Corredor Central da Mata Atlântica”, que abrange o sul do estado da Bahia e o estado do Espírito Santo. Esta área é considerada a região de mais alta diversidade biológica do bioma, por isto apontada como prioridade nacional para ações de conservação biológica, por intermédio do Progama Piloto para as Florestas Tropicais Brasileiras – PP-G7.

Os objetivos propostos para o Institututo Nacional da Mata Atlântica são:

1. Desenvolver pesquisas sobre a biodiversidade, especialmente da Mata Atlântica e ecossistemas associados;
2. Ampliar, atualizar, conservar, organizar e disponibilizar acervos científicos biológicos;
3. Disseminar informações sobre a biodiversidade, por intermédio de ações de educação, comunicação científica e museologia;
4. Formar recursos humanos qualificados para pesquisa e conservação da biodiversidade;
5. Subsidiar a formulação de políticas públicas no planejamento ambiental e conservação da biodiversidade;
6. Preservar a memória e obra de Augusto Ruschi.

Proposta do Conselho Científico do MBML

Em maio de 10 de maio de 2011 o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro esteve no Ministério da Ciência e Tecnologia para formalizar o oferecimento de uma área onde poderá ser construído o Centro de Pesquisas do novo Instituto.

O Projeto de Lei 7437/2010 que transfere o MBML para o MCT e cria o Instituto Nacional da Mata Atlântica foi assinado pelo então presidente Lula em 26 de abril de 2010 na abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A medida tramita desde então no Congresso já tendo sido aprovada por unanimidade na Comissão de Ciências e Tecnologia, Comunicação de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em 4 de maio de 2001, após parecer favorável de dois relatores.

Desde esta data o projeto está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público onde aguarda parecer da Deputada Alice Portugal, com quem até hoje não conseguimos estabelecer um contato direto.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.