
Pesquisadores do Mello Leitão transmitem aos jovens os conceitos sobre as pesquisas relaizadas no Museu
Matéria da Jornalista Flavia Bernardes, publicada hoje no Século Diário, refere-se ao parcer favorável recebido na Comissão da Amazônia ao PL que cria o Instituto Nacional da Mata Atlântica.
Na Comissão da Amazônia, PL sobre Museu Mello Leitão recebe parecer favorável
Flavia Bernardes
O projeto de lei que transfere o Museu Mello Leitão para o Ministério da Ciência e Tecnologia recebeu parecer favorável na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), do deputado e relator da comissão, Valtenir Pereira (PSB-MT). A matéria foi retirada sem explicação da Comissão de Finanças e Tributo, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), há duas semanas, e enviada à Comissão da Amazônia. A comunidade científica aguarda desde 2005 a aprovação do projeto, que viabilizará a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia para a Mata Atlântica do Brasil.
“Destaca-se que a transferência da gestão do referido museu é reivindicação antiga de ambientalistas e cientistas, haja vista se tratar de verdadeira solução para enfrentar as dificuldades financeiras e a falta de recursos humanos necessários ao seu funcionamento. Objetivando garantir o imediato funcionamento do Instituto Nacional da Mata Atlântica, o projeto de lei autoriza o aproveitamento dos servidores que se achavam lotados no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, todos integrantes do Plano Especial de Cargos da Cultura, assegurando, igualmente, a continuidade dos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos por essa instituição, diz o parecer.
Para o deputado, a iniciativa é importante, pois visa a fortalecer toda uma rede de instituições destinada, principalmente, à geração de conhecimentos científicos que possam se transmudar em soluções para o desenvolvimento de políticas sustentáveis para as regiões e, consequentemente, para todo o país.
O PL está no segundo item da pauta de reunião ordinária convocada para esta quarta-feira (27), às 10 horas. A expectativa é que seja aprovado e retorne em seguida para a CFT, onde já dispõe de parecer favorável do deputado Audifax Barcelos (PSB). A retirada do projeto da Comissão de Finanças foi apontada pelo socialista, na ocasião, como um “grande erro”.
Na última semana, o deputado chegou a conversar com o presidente da Comissão da Amazônia, Wilson Filho (PMDB/PB), que garantiu o retorno do projeto a CFT. Se isso ocorrer, o projeto deverá seguir ainda para a Comissão de Constituição de Finanças e Tributação.