Instituto Nacional da Mata Atlântica no Século Diário

Pesquisadores do Mello Leitão transmitem aos jovens os conceitos sobre as pesquisas relaizadas no Museu

Pesquisadores do Mello Leitão transmitem aos jovens os conceitos sobre as pesquisas relaizadas no Museu

Matéria da Jornalista Flavia Bernardes, publicada hoje no Século Diário, refere-se ao parcer favorável recebido na Comissão da Amazônia ao PL que cria o Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Na Comissão da Amazônia, PL sobre Museu Mello Leitão recebe parecer favorável

Flavia Bernardes

O projeto de lei que transfere o Museu Mello Leitão para o Ministério da Ciência e Tecnologia recebeu parecer favorável na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), do deputado e relator da comissão, Valtenir Pereira (PSB-MT). A matéria foi retirada sem explicação da Comissão de Finanças e Tributo, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), há duas semanas, e enviada à Comissão da Amazônia. A comunidade científica aguarda desde 2005 a aprovação do projeto, que viabilizará a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia para a Mata Atlântica do Brasil.

“Destaca-se que a transferência da gestão do referido museu é reivindicação antiga de ambientalistas e cientistas, haja vista se tratar de verdadeira solução para enfrentar as dificuldades financeiras e a falta de recursos humanos necessários ao seu funcionamento. Objetivando garantir o imediato funcionamento do Instituto Nacional da Mata Atlântica, o projeto de lei autoriza o aproveitamento dos servidores que se achavam lotados no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, todos integrantes do Plano Especial de Cargos da Cultura, assegurando, igualmente, a continuidade dos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos por essa instituição, diz o parecer.

Para o deputado, a iniciativa é importante, pois visa a fortalecer toda uma rede de instituições destinada, principalmente, à geração de conhecimentos científicos que possam se transmudar em soluções para o desenvolvimento de políticas sustentáveis para as regiões e, consequentemente, para todo o país.

O PL está no segundo item da pauta de reunião ordinária convocada para esta quarta-feira (27), às 10 horas. A expectativa é que seja aprovado e retorne em seguida para a CFT, onde já dispõe de parecer favorável do deputado Audifax Barcelos (PSB). A retirada do projeto da Comissão de Finanças foi apontada pelo socialista, na ocasião, como um “grande erro”.

Na última semana, o deputado chegou a conversar com o presidente da Comissão da Amazônia, Wilson Filho (PMDB/PB), que garantiu o retorno do projeto a CFT. Se isso ocorrer, o projeto deverá seguir ainda para a Comissão de Constituição de Finanças e Tributação.

Veja a matéria completa

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.