Pesquisa de Biodiversidade no Corredor Central da Mata Atlântica

Triagem de peixes na Coleção do MBML

Triagem de peixes na Coleção do MBML

Triagem de material científico na zoologia do MBML

Conselho Científico do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão – MBML, tendo em vista a transferência para o Ministério da Ciência e Tecnologia elaborou em julho de 2009, o documento Contribuição à estruturação do MBML e propos a realização de encontro de trabalho para delineamento do programa de pesquisa da biodiversidade do Corredor Central da Mata Atlântica.

Em sua justificativa o documento resalta que:

Embora a pesquisa e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica seja uma prioridade nacional e internacional, o Brasil não dispõe de uma instituição pública com essa missão específica. Portanto, o fortalecimento do MBML como instituição que objetiva fomentar a pesquisa, conservação e desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica vai ao encontro das diretrizes da Convenção sobre a Diversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário. No âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia a Convenção deu origem ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO), que está em processo de implantação na região da Mata Atlântica, e poderá ter no MBML uma de suas instituições executoras.

O MBML possui as pré condições para atuar como instituição chave na pesquisa e conservação da Mata Atlântica central. É uma instituição científica federal, possui uma infra-estrutura básica necessária para o desenvolvimento de pesquisa sobre biodiversidade, tem prestígio internacional por seu pioneirismo, com 60 anos de história, e interage com outras instituições congêneres na região da Mata Atlântica. Além disso, o Museu está estrategicamente situado no “coração” do “Corredor Central da Mata Atlântica”, que abrange o sul do estado da Bahia e o estado do Espírito Santo. Esta área é considerada a região de mais alta diversidade biológica do bioma, por isto apontada como prioridade nacional para ações de conservação biológica, por intermédio do Progama Piloto para as Florestas Tropicais Brasileiras – PP-G7.

No momento tramita no congresso o Projeto de Lei 7437/2010 que transfere o MBML para MCT e cria o Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Faz-se urgente que sejam implementadas as propostas do documento do Consellho Científico do MBML

Veja a proposta na íntegra

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.