Conservação de Répteis e Anfíbios

Herpetólogos em Iperó

Nesta semana 25 pesquisadores parceiros do RAN e equipe deste Centro de Pesquisa estão reunidos na ACADEBio em Iperó, São Paulo, para a II Oficina de Avaliação do estado de conservação das serpentes brasileiras.

A I Oficina aconteceu em abril deste ano e foram avaliadas 173 espécies.

Nesta etapa, serão 215 espécies, totalizando assim as 388 espécies de serpentes reconhecidas atualmente para o Brasil.

São os pesquisadores dando sua contribuição ao ICMBio e ao Governos para elaboração das listas para a preservação de nossa biodiversidade.

Fonte: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios
Print Friendly, PDF & Email

2 pensou em “Conservação de Répteis e Anfíbios

  1. A foto representa os pesquisadores que puderam comparecer ao workshop. Alguns convidados não tiveram como ir e outros, que todos gostariam de ver reunidos, não puderam ir por conta dos limites de orçamento do RAN.
    O número total de espécies de serpentes ocorrentes no Brasil muda mensalmente. Neste workshop e no anterior, entre as 388 acima citadas apareceram algumas que não ocorrem no Brasil, mas tinham sido incluídas como táxons a avaliar por excesso de zelo do RAN; essas espécies acabaram sendo categorizadas como NA (não aplicável), mas foram contabilizadas entre as “examinadas”, digamos assim. Além disso, duas espécies recentemente descritas foram incluídas na avaliação e outras quatro que estão sendo descritas (ainda sem nome), apesar de sua condição “sp.”, foram avaliadas por estarem sob efetivas ameaças em suas áreas de ocorrência.

  2. Na foto podem ser reconhecidos:
    Na fileira de cima, da esquerda para a direita: Paulo Passos (RJ), Maria Ermelinda de Oliveira (AM), Francisco Franco “Kiko” (SP), Cristiano Nogueira (DF), Márcio Martins (SP), Thaís Guedes (SP/PB), Marinus Hoogmoed (PA), Yeda Bataus (RAN/GO), Geraldo de Moura (PE), Adriano Silveira (MG) e Daniel Loebmann (RS).
    Na fileira logo abaixo, da esquerda para a direita: Renato Bérnils (ES), Christine Strüssmann (MT), Fausto Barbo (SP), Carlos Abraão “Feliz” (RAN/GO), Antônio Argôlo (BA), Ricardo Sawaya (SP) e Hussam Zaher (SP).
    E na “fileira” da frente, da esquerda para a direita: Márcio Borges-Martins (RS), Gabriel Costa (RN), Vera Luz (RAN/GO), Vivian Uhlig (RAN/GO), Ricardo Ribeiro (MT) e Otávio Marques (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.