9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro. O tema principal será: Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.

O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Um objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas.

No Espírito Santo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 se prepara para receber mais de 60 mil pessoas. Esta é a expectativa é do secretário de C&T, Trabalho e Inovação do Estado, Jadir Péla, ao destacar que a edição 2012 contará com uma estrutura ampliada e novas atividades.

O secretário Jadir Péla afirmou que a SECTTI está trabalhando para receber mais de 60 mil visitantes na Praça do Papa em outubro. “Nossa expectativa de visitas é bem maior da que tivemos o ano passado, estamos com uma estrutura nova, maior e com novas atividades para este ano”.

O Secretário de educação, Klinger Barbosa, disse que a Sedu está trabalhando para envolver todos os municípios do estado na Semana. “Fazemos questão de que estudantes de todo o Espírito Santo participem da Semana, por isso estamos disponibilizando recurso para que as escolas levem os alunos para visitar o evento”.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, foi feito um aporte de R$ 150 mil para apoiar os eventos organizados dentro da Semana. Ainda, segundo ele, os incentivos à pesquisa não terminarão com a chegada da 9ª Semana. “Estamos para lançar alguns editais para incentivar ainda mais as pesquisas em áreas específicas e que tenham relação com o tema da 9ª Semana”, disse.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Dênio Rebello, destacou a importância de que haja o incentivo para que todos participem deste evento de forma ativa. “Somente assim será possível despertar o interesse pela ciência, por parte dos alunos”, finalizou.

Já Neyval Costa Reis Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mencionou o crescimento do evento a cada ano e que isto pode incitar os alunos visitantes a participar da próxima edição e, aos que participarão com seus projetos este ano, a continuar suas pesquisas durante a vida. “É perfeitamente possível que o aluno entre apenas curioso, seja mordido pela “mosquinha” da ciência e saia da 9ª Semana convicto de que futuramente possa participar do futuro do Estado atuando na área científica”.

O subsecretário da SECTTI e coordenador da Semana Estadual, Alberto Gavini, finalizou apresentando as novidades para este ano como a 2ª Feira internacional de Inovação Rural (Inventa Brasil), o 4ª Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono, os Telecentros, o 3° Seminário Ítalo Brasileiro de Segurança Alimentar e a Tenda da Cultura, com atrações de música, dança, vídeo mapping e apresentação de performance, audiovisual e arte sonora. Ele também enfatizou a prorrogação do prazo para o dia 14 de setembro para submissão de trabalhos na 1ª Feira de Ciência e Engenharia, que reúne projetos de alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas numa grande Mostra dentro da 9ª Semana. “Este ano aumentamos o número de projetos que serão inscritos. Queremos envolver os estudantes e ampliar a participação do público em geral. Estamos trabalhando para estimular a visitação durante a Semana, que não é só para pesquisadores”, salienta.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.