Aproveitando sua estada ofereceram palestra sobre seus trabalhos. Hoje pela manhã, na Sala de Difusão Científica do Museu, Fernando falou sobre a taxonomia e sistemática de Hyphessobrycon, enquanto Fernanda abordou a evolução das filogenias dos cascudinhos Hypoptomatinae.
Os pesquisadores e estagiários do Museu tiveram assim oportunidade de conhecer um pouco do que se está fazendo em termo de pesquisas com peixes de água doce naquela Universidade.
O intercambio com pesquisadores especialistas de grupos contribui de forma decisiva para a qualificação da coleção, pois é uma oportunidade única de avaliação das identificações permitindo um conhecimento mais confiável da fauna de peixes capixaba. Outra forma contribuição é realizada pelo empréstimos de exemplares da coleção para outros Centros de Pesquisas, permitindo assim que os novos estudos realizados incluam a nossa fauna e também confirmem nossas identificações taxonômicas.
Para a preservação é fundamental que se conheça bem a biologia das espécies. E para que isto possa ocorrer o primeiro passo é que se tenha um bom conhecimento da ictiofauna regional.
Agradecemos assim a presença dos pesquisadores que nos estão visitando e dos pesquisadores que incluem exemplares de nossa coleção em seus trabalhos.