Pesquisadores palestram no MBML

O Dr. Fernando Rogério de Carvalho e a Msc Fernanda de Oliveira Martins, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP – São José do Rio Preto, estão em visita a coleção ictiológica do Museu Mello Leitão, onde vieram examinar material para seus trabalhos de pós doutorado e doutorado respectivamente.

Dr. Fernando Rogério de Carvalho fala sobre os Hyphessobrycon

Aproveitando sua estada ofereceram palestra sobre seus trabalhos. Hoje pela manhã, na Sala de Difusão Científica do Museu, Fernando falou sobre a taxonomia e sistemática de Hyphessobrycon, enquanto Fernanda abordou a evolução das filogenias dos cascudinhos Hypoptomatinae.

Os pesquisadores e estagiários do Museu tiveram assim oportunidade de conhecer um pouco do que se está fazendo em termo de pesquisas com peixes de água doce naquela Universidade.

Msc Fernanda de Oliveira Martins na palestra sobre os Hypoptomatinae

O intercambio com pesquisadores especialistas de grupos contribui de forma decisiva para a qualificação da coleção, pois é uma oportunidade única de avaliação das identificações permitindo um conhecimento mais confiável da fauna de peixes capixaba. Outra forma contribuição é realizada pelo empréstimos de exemplares da coleção para outros Centros de Pesquisas, permitindo assim que os novos estudos realizados incluam a nossa fauna e também confirmem nossas identificações taxonômicas.

Para a preservação é fundamental que se conheça bem a biologia das espécies. E para que isto possa ocorrer o primeiro passo é que se tenha um bom conhecimento da ictiofauna regional.

Agradecemos assim a presença dos pesquisadores que nos estão visitando e dos pesquisadores que incluem exemplares de nossa coleção em seus trabalhos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.