A Importância da Língua Portuguesa no Mundo Globalizado

Rokatia Kleania

Em meu artigo inaugural, falarei acerca de uma das minhas maiores paixões, a Língua Portuguesa. Discorrerei, então, sobre a nossa língua materna e sua importância e soberania no mundo contemporâneo. Já somos mais de 200 milhões de falantes no planeta, o que faz desse idioma o terceiro mais falado no universo lingüístico ocidental, ficando atrás apenas do Inglês e do Espanhol. É importante ressaltar que a Língua Portuguesa é importante não apenas para Portugal, mas também para todos os demais povos que integram a Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa, dentre os quais o Brasil aparece como a nação mais importante, na sua ascensão, considerando o elevado número de falantes e sua projeção a nível mundial.

Ao contrário dos que muitos pensam, o mundo do novo milênio não será bilíngüe – língua nacional mais o Inglês, mas trilíngüe ou quem sabe até multilíngüe. A famosa globalização não ocorrerá somente em torno dos Estados Unidos, que se intitula a superpotência do planeta, mas ainda de forma diversa, em torno de grupos econômicos diferentes, sejam regionais ou continentais, como é o caso do Bloco Econômico da América do Sul e a União dos Países Europeus e até mesmo os blocos culturais e lingüísticos como o da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o da Comunidade dos Países de Língua Francesa.

É importante então que busquemos cada vez mais valorizar e defender a nossa língua materna. Afinal preservá-la denota muito mais do que somente zelar pelo falar de um povo, significa defender o que há de mais precioso em nossa nação: nossa identidade, nossos costumes, nossa história e até mesmo nosso futuro.

Refletirmos sobre este tema é, portanto, de extrema importância, haja vista que nosso idioma é o traço principal da união entre Brasil, Portugal e outros países falantes da Língua Portuguesa. A língua de Camões se tornou de forma intensa, um elemento característico da nação brasileira e veículo de comunicação de uma das mais ferventes e genuínas culturas do mundo atual.

Não devemos deixar que o moderno Mundo Virtual nos iluda com a imagem de um suposto império da Língua Inglesa. O seu uso no mundo de hoje não substitui de forma nenhuma a função essencial e primordial de fortes línguas nacionais, como é o caso da nossa rica e maravilhosa Língua Portuguesa.

Fonte: http://www.gostodeler.com.br
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *