INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA NA IMINÊNCIA DE FECHAR AS SUAS PORTAS.


INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA NA IMINÊNCIA DE FECHAR AS SUAS PORTAS.

Há algum tempo, o INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA, antigo Museu de Biologia Professor Mello Leitão, vem sofrendo com a falta de apoio dos órgãos responsáveis. O sucateamento de suas instalações tem comprometido, não só, a excelência de suas pesquisas, mas também a possibilidade de alavancar o seu grande potencial, que é difusão científica através de suas exposições, bem como o privilegiado ambiente de visitação. Por ano a quantidade de visitantes que passam pelas dependências do INMA beira os 70 mil, aonde escolas, grupos universitários, associações e muitos pesquisadores vêm em busca de conhecimento pelo acervo zoológico e botânico. Todas essas atividades e as pesquisas podem ser interrompidas, simplesmente, porque o governo federal vem protelando a assinatura do decreto que regulamenta a Lei que criou o INMA e o incorporou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Desde o dia 11 de abril deste ano, quando o IBRAM, assinou a exoneração dos cargos de Diretor, do chefe administrativo e do chefe técnico, que a instituição está como uma nau em mar aberto. Estes servidores que tomavam para si as decisões e responsabilidades não podem deliberar ou decidir nada. Muitas demandas estão paradas por falta de responsáveis para gerir a instituição.

A SAMBIO – Associação de Amigos do Museu Mello Leitão, realizará, entre os dias 02 a 04 de junho de 2016, um evento tradicional, organizado em parceria com o INMA, o V SIMBIOMA – Simpósio Sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, que ocorre nas dependências do Instituto e já faz parte do calendário anual das atividades do Município de Santa Teresa, sendo reconhecido em todo o Estado do Espírito Santo. Porém, a realização do referido evento está ameaçada, pois não é possível a autorização para a execução, uma vez que não existe quem possa autorizar a realização das atividades programadas.  Para piorar, as empresas que prestam serviços de segurança e de limpeza, ainda não foram pagas, de maneira que colocaram seus funcionários em aviso prévio. Em pouco tempo darão por encerradas as suas atividades dentro do INMA, forçando o Instituto a fechar as portas.

Precisamos nos mobilizar para que os órgãos competentes tomem, o mais breve possível, as medidas necessárias para evitar que o pior aconteça.

 

O INMA NÃO MERECE ISSO!!!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.