Institutos Nacionais do MCTI INSA

INSA – Instituto Nacional do Semi Árido

logo O Insa é uma Unidade de Pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com enfoque no Semiárido brasileiro. Como uma instituição federal de pesquisa, o Insa articula, realiza, promove e divulga a Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, do Semiárido brasileiro. O Instituto também tem inserção internacional como correspondente científico do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e Ponto Focal na América do Sul na Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA), do Marco de Cooperação nas áreas técnica, científica e tecnológica.

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) foi criado através da Lei nº 10.860, de 14 de abril de 2004, como Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na forma do disposto no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006. O Insa iniciou seu processo de Planejamento Estratégico, com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), visando ajustar suas metas ao Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Pact 2007-2010) e ao Plano Plurianual (PPA). Foi um longo processo de construção coletiva, que contou com a participação de 65 instituições e 1.660 especialistas interessados na temática do Semiárido brasileiro. Todo esse processo contribuiu para que fossem elaborados os Planos Diretores da Instituição nos quadriênios 2008-2011 e 2012-2015. Em agosto de 2008, o Insa realizou o primeiro concurso público para composição de parte do seu quadro técnico-científico e administrativo. O Plano Diretor do Insa para o período 2012-2015 está ajustado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), estabelecida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), e ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, tendo como pressupostos a busca de ações articuladas entre as unidades de pesquisa, bem como as demais instituições de ensino, pesquisa e extensão atuantes em regiões áridas e semiáridas. Transcorridos aproximadamente oito anos, desde a lei de sua criação, o Insa está sendo conduzido pelo seu segundo diretor, e sua sede administrativa localiza-se no município de Campina Grande, na Paraíba.

INFRAESTRUTURA
vista2
O Insa dispõe de uma ampla infraestrutura para Administração e Pesquisa. COMPLEXO ADMNISTRATIVO Desde novembro de 2011, o Insa funciona em novas e modernas instalações, localizada no bairro Serrotão, em Campina Grande (PB). Com investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões, o Complexo é composto por 6 (seis) blocos horizontais que concentram funções administrativas e de pesquisa, sendo: um prédio para a administração; dois para as coordenações de pesquisa; um contendo auditório, biblioteca e salas de treinamento; um bloco com almoxarifado e garagem; e outro exclusivo para refeitório, totalizando quase 3 mil m² de área total construída. A localização da nova sede também facilita o contato com a Estação Experimental, localizada a cerca de 4 Km de distância, na zona rural de Campina Grande (PB).
mapa-infra2

A Estação Experimental é um espaço destinado à execução de pesquisas e demonstração de tecnologias sustentáveis para melhorar a convivência do homem com as condições climáticas, hídricas, sociais e ambientais do Semiárido brasileiro. Em termos de espaço, dispõe de uma área de 675 hectares, localizada no Sítio Salgadinho, também município de Campina Grande (PB). Atualmente, a infraestrutura da Estação Experimental dispõe de sistema elétrico e hidráulico, internet, sala de informática, sala de ferramentas e almoxarifado. Possui também viveiro de produção de mudas, casa de vegetação, estação meteorológica, centro de manejo para apoio a pesquisas com raças bovinas, além de áreas cultivadas com cactáceas, forrageiras e outras espécies nativas do Semiárido brasileiro.
mapa-infra1

SETORES
O INSA possui os seguintes setores:

  • Administração
    1. Diretoria
    2. Assessoria Técnica
    3. Assistência Técnica
    4. Assessoria de Comunicação
    5. Serviço de Informação ao Cidadão
    6. Informática
    7. Licitação
    8. Almoxarifado
    9. Recursos Humanos
    10. Infraestrutura
    11. Administração de Dados Institucionais
  • Pesquisa
    1. Núcleo de Biogeoquímica ambiental
    2. Núcleo de Ecologia e Biodiversidade
    3. Núcleo de Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas
    4. Núcleo de Gestão da Informação e do Conhecimento
    5. Núcleo de Meio Ambiente e Desertificação
    6. Núcleo de Produção Animal
    7. Núcleo de Produção Vegetal
    8. Núcleo de Recursos Hídricos
    9. Núcleo de Desenvolvimento e Tecnologias Sociais (NDTS)
    10. Estação Experimental

Para maiores informações http://www.insa.gov.br/

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.