Recuperação de terras degradadas

20150731
Serão 150 milhões de hectares em todo o mundo

Foi proposto um esforço global para restaurar, até 2020, 150 milhões de hectares de terras degradadas e desflorestadas. O anúncio foi feito durante o Bonn Challenge Ministerial Roundtable, no qual um seleto grupo de funcionários de governos, líderes empresariais e especialistas internacionais em florestas se reúnem para catalizar apoio a seu projeto.

No encontro, Göran Persson, ex-primeiro ministro da Suécia, irá propor ao Conselho Global de Restauração que galnavize a ação para restauração de florestas e paisagens e consiga apoio para encarar o chamado Desafio de Bonn. O Conselho será ajudado pelo Instituto Mundial de Recursos (WRI) e a União Internacional Pela Conservação da Natureza. O Desafio de Bonn foi construído sobre uma avaliação que identificou mais de 2 bilhões de hectares de terras desflorestadas e degradadas que poderiam ser restauradas – uma área maior que a dos Estados Unidos. Esta avaliação quase dobra outra feita anteriormente, refletindo maior precisão e um entendimento mais claro das condições necessárias ao crescimento de florestas, informa o Sustainable Business.

“A restauração de florestas é uma grande idéia que traz grandes benefícios. Ela aumentará a segurança alimentar, a biodiversidade, protegerá nosso clima e gerará empregos”, afirmou Manish Bapna, presidente interino do WRI. “Com esta nova meta de 150 milhões de hectares, temos uma grande oportunidade de agir para aumentar a resiliência de povos e natureza.”

A restauração de 150 milhões de hectares de terra seriam uma grande contribuição para a implementação da Meta 15 da Convenção Sobre a Diversidade Biológica e para o acordo REDD+ da Convenção-Quadro das Nações Unidades Sobre a Mudanca do Clima (UNFCCC) . Elas pedem a restauração de pelo menos 15% dos ecossistemas degradados do mundo até 2020, e a desaceleração, cessação e reversão das perdas florestais.

Veja aqui um mapa de onde estão as terras que podem ser recuperadas.
Mapa: http://www.wri.org/resources/maps/atlas-forest-and-landscape-restoration-opportunities
Fonte: http://www.sustainablebusiness.com/index.cfm/go/news.display/id/22871

É curioso que enquanto o governo alemão toma medidas econômicas que amplia a miséria em vários países mais pobres, possui grupos que entendem que se não houver uma conexão entre os recursos hidráulicos, a produção de energia e a segurança alimentar, o planeta não terá saída. Vamos acreditar que a sanidade destes grupos possa prevalecer sobre outros interesses.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.