Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr

SIBBr
O que é o SiBBr?

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) será um sistema online que integrará informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros de diversas fontes nacionais e estrangeiras para subsidiar a pesquisa e apoiar os tomadores de decisões na criação e implementação das políticas públicas. Assim o SiBBr contribuirá para melhoria da capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade.

É importante destacar, que o SiBBr não substituirá os bancos de dados existentes, somente integrará as informações neles disponíveis. Assim as instituições e pesquisadores continuarão tendo a autoria dos dados reconhecida e terão a possibilidade de escolher qual informação integrar ao SiBBr.

O Projeto

Como forma de iniciar o desenvolvimento do SiBBr o Governo do Brasil através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou o projeto “Gerenciamento e uso de informações para ampliar a capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade”. Neste projeto o MCTI comprometeu US$ 20 Milhões para financiar atividades relacionadas a criação e implantação do SiBBr ao longo do período de cinco anos (2010-2015). Fundos adicionais, no valor de US$ 8.172.728 foram obtidos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF (Global Environmental Facility).

O projeto é composto por três componentes a seguir:

O componente 1 visa a consolidação da infraestrutura, instrumentos, ferramentas e tecnologias necessárias para qualificar, reunir e disponibilizar online e gratuitamente a informação de biodiversidade contida em coleções de recursos biológicos do país através do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr);

Entre os produtos do projeto planejados nesse componente são por exemplo:

aumento em conteúdo e usabilidade de dados primários de ocorrência de espécies
digitalização de dados de biodiversidade.
desenvolvimento de repositório de dados observacionais
elaboração da lista de espécies Brasileiras
melhoria na qualidade dos dados de biodiversidade
proposição de políticas nacionais relacionadas ao tema de biodiversidade

O componente 2 do projeto prevê ampliar a base de conhecimento da biodiversidade nacional e a capacidade de gestão e aquisição de dados, através de:

um maior investimento na formação de recursos humanos qualificados em sistemática, taxonomia e curadoria; e
modernização e consolidação das coleções biológicas, acrescentando qualidade, infraestrutura, organização e gestão dos recursos.

O componente 3 foca na gestão da informação, a fim de desenvolver aplicativos e oferecer serviços que atendam as exigências da sociedade e permitam aos tomadores de decisão estabelecer políticas que integrem os objetivos de conservação e uso sustentável da biodiversidade nas operações dos setores produtivos.

Entre os atividades a serem desenvolvidas dentro deste componente são:

desenvolvimento de aplicativos para mapeamento e modelagem de dados de biodiversidade
disponibilização de produtos e ferramentas para tomada de decisão;
capacitação dos usuários finais em utilização do SiBBr

O projeto é compatível com a política ambiental brasileira e enquadramentos legais, incluindo a Política Nacional do Meio Ambiente, o NBSAP e o Plano Estratégico do MCT, entre outros instrumentos. O projeto contribuirá para a implementação dos planos e programas como o PPBio; o Plano Nacional de Áreas Protegidas; Áreas Prioritárias para Conservação; Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade e o PAC. Além disso, o projeto estará em plena conformidade com todas as normas nacionais pertinentes, legislação e acordos internacionais.

Fonte: http://www.sibbr.gov.br
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.