
Durante os dias 13 a 16 de agosto de 2013 estiveram reunidos no Auditório de Museu Mello Leitão inúmeros pesquisadores preocupados com a preservação da biodiversidade capixaba. O Seminário teve a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),FUNBIO/TFCA, Projeto Corredores Ecológicos, Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, Associação de Amigos do Museu Mello Leitão – SAMBIO, Conservação Internacional – Brasil, Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina.
Na ocasião foi elaborado o “Plano Estadual para a Conservação do Muriqui-do-norte”, seguindo as diretrizes do Plano Nacional para a Conservação dos Muriquis, e que defini objetivos, metas e ações que contribuam para evitar a extinção desse emblemático primata no Estado do Espírito Santo.
Ainda no nesta semana no dia 15 de agosto de 2013, foram recebidos na Coleção Zoológica do Museu Mello Leitão, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto – São Paulo que vieram examinar anfíbios de nossa coleção importantes para o trabalho que estão realizando.
Finalmente, na sexta-feira, 16 de agosto foi a vez da Coleção de Zoologia receber alunos da FAESA de Vitória, ES. Na ocasição os alunos receberam informações sobre o funcionamento das coleções que são de importancia fundamental para os trabalhos relacionados a conservação da biodiversidade. Na mesma ocasião a Dra.Luisa Maria que vem realizando trabalhos com peixes de riachos no Espírito Santo passou informações sobre a importância de uma adequada identificação das espécies em trabalhos relacionados a conservação.
Mantenha-se informado sobre as atividade do Museu pelo FaceBook