Encontro no MCTI sobre o INMA

20150625O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nesta terça-feira (23) o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e os deputados federais Paulo Foletto (PSB-ES) e Lelo Coimbra (PMDB-ES), que reivindicam a consolidação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma/MCTI), a partir do antigo Museu de Biologia Mello Leitão, em Santa Teresa (ES).

“A criação desse centro vai permitir uma bela conexão de trabalho no campo, não só de pesquisa e desenvolvimento, mas também com uma maior conscientização da sociedade para a preservação das nossas nascentes e a recuperação da cobertura florestal da Mata Atlântica”, disse o governador. “A estruturação definitiva do instituto será muito importante para o município de Santa Teresa, o Espírito Santo e o Brasil, porque vemos que a questão da natureza e dos recursos naturais entrou definitivamente na agenda do País, a exemplo do problema de abastecimento de água que o Sudeste enfrenta.”

Hartung e Foletto participaram neste mês, em Santa Teresa, de um evento de celebração pelo centenário de nascimento do naturalista capixaba Augusto Ruschi. “Nessa solenidade, a comunidade acadêmica e a população local nos solicitaram um esforço junto ao MCTI para acelerar o processo de criação do instituto, justamente a fim de aproveitar uma boa coincidência, por toda a história de Augusto Ruschi na defesa do meio ambiente e de uma relação harmônica entre o homem e os recursos naturais”, contou o governador.

Consolidação

Foletto recordou que a presidenta Dilma Rousseff sancionou em fevereiro de 2014 a lei que propicia a criação do Inma, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI) e dos institutos nacionais de Águas (INA/MCTI) e de Pesquisa do Pantanal (INPP/MCTI). Antes de ser transferido ao MCTI, ainda como Museu de Biologia Mello Leitão, o centro capixaba pertencia ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura.
Para o deputado do PSB, o município de Santa Teresa – que concentra, proporcionalmente, “a maior cobertura florestal do Espírito Santo” – deve se transformar no “principal polo de estudos da Mata Atlântica do planeta”, por meio da atração da experiência internacional de pesquisadores ao Inma.

Também participaram da reunião o vereador Namy Chequer (PCdoB-ES), presidente da Câmara Municipal de Vitória, e o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI, Adalberto Fazzio.

Fonte: MCTI
=========================================
O deputado federal Paulo Foletto acompanhou o governador Paulo Hartung em reunião na tarde desta terça (23), com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Também participaram o deputado federal Lelo Coimbra e o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Namy Chequer.
20150623
Os capixabas solicitaram agilidade na consolidação da lei nº 12.954, sancionada pela presidente Dilma Roussef, que criou o Instituto Nacional da Mata Atlântica em Santa Teresa. A lei, mesmo sancionada em fevereiro do ano passado ainda não saiu do papel.No encontro, o ministro se comprometeu a anunciar, até o final do ano, a implementação do Instituto Nacional da Mata Atlântica, com sede no Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Em dezembro, será celebrado os 100 anos do nascimento do pesquisador brasileiro Augusto Ruschi, considerado um grande ambientalista.“Temos pressa na implementação da Lei, pois esse bioma tão importante está ameaçado. Com o Instituto, teremos no Espírito Santo o maior polo de estudos da Mata Atlântica do mundo. Será uma bela aquisição para o Brasil e para o mundo”, declarou Foletto.
Fonte: https://www.facebook.com/pages/Paulo-Foletto/184948081656256?fref=ts

Instituto da Mata Atlântica ainda não funciona: falta decreto de regulamentação

Veja matéria do jornalista Ubervaldo Coimbra publicado no Século Diário

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.