Fazzio assume SCUP

Fazzio assume Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa
20150602-Fazio
O físico Adalberto Fazzio assumiu, nesta semana, a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Scup/MCTI). Ele já havia passado pela Pasta de março de 2011 a outubro de 2013, como coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias e secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Natural de Sorocaba (SP), Fazzio se graduou em Física em 1973 pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez metrado, e tem doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1985, é livre-docente do Instituto de Física da USP, do qual se tornou professor titular em 1991. Ele atua em Física da Matéria Condensada, dirigida primordialmente ao entendimento de propriedades estruturais e eletrônicas de sólidos e aglomerados moleculares.

O novo subsecretário foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da qual é conselheiro. Agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, Fazzio é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas, na sigla em inglês). Antes de sua primeira passagem pelo MCTI, ele integrou o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e foi reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Criada em 2003, subordinada à Secretaria Executiva do MCTI, a Scup propõe, coordena e acompanha a execução de programas e projetos a cargo das unidades da Pasta, visando ao fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica brasileira, além de promover, supervisionar e avaliar os contratos de gestão firmados entre a União e as entidades qualificadas como organizações sociais, para a execução direta ou indireta de projetos de pesquisa, prestação de serviços tecnológicos e assessoria técnica.

Fonte: MCTI

A SAMBIO espera que o novo subsecretário possa dar andamento a formação definitiva do Instituto Nacional da Mata Atlântica com o encaminhamento do Decreto que inclui o novo Instituto no organograma do MCTI para aprovação da Presidência da República.

Print Friendly, PDF & Email

Um comentário em “Fazzio assume SCUP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.