IV SIMBIOMA

Presidente da SAMBIO faz um balanço na abertura do IV SIMBIOMA e presta homenagem a dedicação de servidores do Museu.
IVSIMBIOMAABERTURA SIMBIOMA – 21 de maio de 2015.Meus Cumprimentos ao Diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, ao conselheiro da SAMBIO Elton John de Lírio ao Ilustríssimo prefeito Sr. Clalmir Zamprogno, e a todos os presentes.

Amigos,
Este ano nossa jornada rumo ao SIMBIOMA foi muito difícil, para estarmos aqui hoje com tudo preparado foi uma longa caminhada cheia de percalços. Tudo começou no ano passado, quando fizemos parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para a realização do III SIMBIOMA, por sinal, realizado com muita eficiência. Logo após o evento, no mês de agosto, entramos em contato com o então Secretário de Ciência e Tecnologia Sr. Gavine para uma nova parceria rumo à realização do IV SIMBIOMA em 2015; montamos o projeto colocando todas as nossas necessidades e o secretário emitiu parecer favorável à realização do evento em 2015. Assim, tudo parecia estar resolvido.

Sabendo-se que era ano de eleição, ficamos apreensivos e também enviamos (no mês de dezembro de 2014) o mesmo projeto para o Ministério de Ciência e Tecnologia, aos cuidados do Senhor Osório Coelho, com o aval e o auxilio do diretor do IMNA e ficamos aguardando um parecer técnico do senhor Douglas Falcão Silva.

Entramos no ano de 2015 com um novo governo do Estado, logo novos direcionamentos. Em encontro com o atual secretário de Ciência Tecnologia veio à decepção. No atual governo foi cortado verba para realização de eventos e o secretário vetou o projeto para a realização do Simpósio. Todo esforço feito até o momento caiu por terra e ficamos sem recursos. Mesmo assim, Guerino Balestrasi fez um pedido a deputada estadual Luzia Toledo, para que conseguisse o recurso através de verba de bancada estadual, esta se comprometeu e levou a proposta adiante, quando o recurso estava por vir, mais problemas, a SAMBIO não tem certificado de utilidade pública estadual, logo não pode receber este tipo de verba, tentamos vários caminhos legais, mas todos se tornaram inviáveis devido ao tempo ser escasso até a realização do evento.

Na ânsia de encontrar outros caminhos e a espera de uma resposta do MCTI, concorremos ao Edital FAPES para organização de eventos, o resultado não saiu na data prevista, e quando foi homologado estávamos a menos de um mês do evento, e para agravar a situação o orçamento saiu com corte de aproximadamente 36%, Resultado, na quarta feira dia 20 de maio de 2015, ainda não tínhamos o dinheiro da FAPES. Para resolver esse problema, a FAPES autorizou a compra de passagens aéreas dos palestrantes com recursos próprios, podendo o reembolso ser realizado posteriormente.

Nesse meio tempo o MCTI finalmente emite um parecer favorável à realização do SIMBIOMA. No entanto, o parecer técnico alega que 90% dos itens pedidos não poderiam ser financiados. Foi-nos oferecido apenas verba, para aluguel de espaço e contratação de sonorização, mesmo assim, com uma burocracia gigantesca, no qual não teríamos tempo hábil para tal demanda. Enfim, agradecemos e dispensamos o recurso, já que temos o espaço e a sonorização aqui do INMA.

Saímos então, em campo para patrocínio local, e conseguimos parceiros que dentro de suas possibilidades contribuíram para a realização deste simpósio. A estes, os meus sinceros agradecimentos.

Por tudo isso que foi dito até agora, quero agradecer a equipe organizadora do IV SIMBIOMA que foi incansável e imbatível nesta luta tão sofrida, porém, vitoriosa. “Perdemos algumas batalhas, mas ganhamos a guerra” e a abertura que agora acontece é prova viva do que estou falando, isso só aconteceu porque apesar de tudo nós sempre acreditamos que ia dar certo.

A vocês nossos aplausos…

20150524_02

Queremos ainda aproveitar este momento, para celebrar uma palavra importante do nosso vocabulário. Falamos de dedicação, segundo Leonardo da Vinci “ Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade” em outra frase de Frank Lloyd Wright, o mesmo menciona “Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer“.

Devemos valorizar sempre o trabalho e a dedicação daqueles que se esforçam a cada para que ideias se concretizem e ideais tomem formam.

Por isso hoje a SAMBIO gostaria de homenagear duas pessoas que por mais de 30 anos vem dedicando o seu tempo em prol desta instituição e que sempre que solicitada tem respondido aos nossos pedidos de apoio aos projetos da Associação.

Senhor Luiz Ruatti e Senhor Manoel, recebam de nossa associação com muito orgulho e carinho essa singela lembrança pela DEDICAÇÃO de vocês.

Maria Margareth Cancian Roldi
Presidente

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *