Mutirão vai limpar rio Timbuí

Mutirão vai limpar rio Timbuí na Semana das Águas
Bruno Lyra e José Ivane de Sousa – Ascom PMST
Foto: Bruno Lyra

Foto: Bruno Lyra

Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), Santa Teresa vai fazer um mutirão de limpeza no rio Timbuí, que atravessa a cidade. A atividade será neste sábado (23) e o material coletado vai ficar exposto, neste mesmo dia, na praça ao lado da rodoviária.O secretário Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Novelli Faian, disse que o objetivo é conscientizar os que insistem em jogar sacolas, embalagens e restos de alimento nos rios e córregos, mesmo o município tendo coleta diária do lixo domiciliar.

Supervisor do tratamento de água da Cesan em Santa Teresa, Antônio Ferreira, disse que o lixo será retirado em dois trechos: das corredeiras do antigo hospital (casa dos Padres) aos fundos da galeria da Rua de Lazer; do prédio da prefeitura ao Jardim da Montanha.

“Na praça serão montados estandes onde educadores ambientais vão passar informações sobre conservação dos recursos hídricos a população. Também haverá visita a Estação de Tratamento de Água da cidade (ETA), que fica próxima a Fazenda Clube”, enumerou.

Além da Cesan e da Secretaria de Meio Ambiente do Município, a ação tem a participação da Escola São Francisco de Assis (ESFA), que irá expor fotografias de materiais recolhidos no trecho do Timbuí que corta a Reserva de Santa Lúcia, trabalho desenvolvido nos últimos anos que envolve professores e alunos da instituição.

O mutirão está previsto para começar às 7h, assim como a exposição na praça. A partir das 9h acontecem as visitas a ETA. O transporte será fornecido gratuitamente pela Cesan e sairá da praça.

Mais limpos

Apesar de ainda sofrerem impactos negativos, como aqueles gerados por pessoas que insistem em jogar lixo no leito ou nas ruas, os rios e córregos da sede Santa Teresa estão entre os mais limpos se comparados a outros cursos d’ água urbanos que cortam as cidades capixabas.

Realidade que foi possível graças a implantação do sistema de coleta, bombeamento e tratamento do esgoto a partir de 2002. Segundo a Cesan, cerca de 70% das residências das áreas atendidas pelo sistema já estão ligada a rede.

“A cidade foi exemplo em relação ao número de adesões imediatas após a instalação da rede”, concluiu Antônio.

Foto: Bruno Lyra

Pintura de Augusto Ruschi no plenário da Câmara Municipal. Foto: Bruno Lyra

“Era muito sujo o rio. A situação melhorou bastante. Quando não está chovendo e a água fica clara, dá para ver carás, jundiás, cascudos e piabas no Timbuí. Mas é preciso melhorar ainda mais”, ponderou Abner ‘Black’ Nascimento, morador da Doce Terra dos Colibris há mais de trinta anos.Outro fator que ajuda na preservação das águas teresenses é a expressiva área de mata Atlântica preservada, legado de mulheres e homens teresenses como o cientista Augusto Ruschi (1915 – 1986), ícone mundial na luta pela proteção do meio ambiente e que terá seu centenário celebrado em 2015. Atualmente mais de 40% do território municipal é de área preservada ou em recuperação.

Print Friendly, PDF & Email

2 pensou em “Mutirão vai limpar rio Timbuí

  1. Parabens pela iniciativa .deveria contar nesse multirao principalmente quem mora nesses locais , para verem o estrago que estao fazendo ao jogar lixo nos rios ,afinal nao cai a mao na hora de estende- la para jogar o lixo no Rio , tambem nao caira para retira-lo nao e mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.