PCI do INMA – Seminário do Programa de Capacitação Institucional

08:00 09:00 Abertura
09:00 09:30 Arlindo Serpa Filho – A Difusão Científica na Mata Atlântica
09:30 10:00 Raphael Becalli Soares – Difusão Científica
10:00 10:30 INTERVALO
10:30 11:00 José Nilton da Silva – Difusão Científica
11:00 11:30 Aryanne Gonçalves Amaral – Apresentação do Projeto e Plano de Trabalho
11:30 12:00 Ludovic Jean Charles Kollman – Apresentação do Projeto e Plano de Trabalho
12:00 14:00 INTERVALO
14:00 14:30 Luisa Maria Sarmento Soares Filho – A ictiologia da Mata Atlantica no INMA
14:30 15:00 Lorena Tonini – A coleção ictiologica do INMA
15:00 15:30 INTERVALO
15:30 16:00 Thiago Silva Soares – A Herpetologia da Mata Atlântica no INMA
16:00 16:30 Fernanda Cristina Lirio Ferreira – As coleções de anfíbios no INMA
16:30 17:00 Juliana Paulo da Silva – As coleções de Vertebrados do INMA- curadoria das coleções herpetológica, ornitológica e mastozoológica
17:00 17:30 Cintia Corsini Fernandes – Experiências em Conservação e uso sustentável da biodiversidade na Mata Atlântica

Memorando INMA-DIR / 2015

Santa Teresa, 14 de outubro de 2015

Aos Bolsistas PCI do INMA
Assuntos Seminário PCI – INMA e Augusto Ruschi

Prezados,

Conforme entendimentos anteriores, venho convidá-los a apresentar os resultados de suas atividades no Seminário do Programa de Capacitação Institucional – PCI do INMA, dia 21 de outubro, no Auditório do Instituto, conforme programação em anexo.
Atenciosamente,

Helio de Queiroz Boudet Fernandes
Coordenador – PCI – INMA

Instituto Nacional da Mata Atlântica
Seminário do Programa de Capacitação Institucional – PCI
Pesquisa Científica no INMA- Resultados e perspectivas
21 de outubro de 2015- no auditório do INMA
O Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA surgiu como um Instituto de Pesquisas estratégico para a geração de atividades científicas e difusão do conhecimento sobre a Mata Atlântica.
O Programa de Capacitação Institucional – PCI, proposto pelo INMA, foi vinculado ao Plano Científico, no qual foram delineadas Ações Emergenciais levando em consideração novos enfoques, baseados na história institucional de seis décadas, alinhando-se às metas do MCTI e o macroplanejamento governamental.
Nesse sentido, o PCI-INMA veio somar esforços para implementação de estratégias previstas no Plano Científico, instrumentalizando os esforços realizados e tornar-se, com isso, um elemento importante e indispensável para viabilizar o desenvolvimento inicial da nova instituição, ajudando a vencer dificuldades pela falta de pessoal qualificado da carreira de CT&I ainda não alocados no INMA.

O PCI-INMA foi fundamentado em quatro ações estratégicas:
1. Conhecimento da biodiversidade: Conhecimento da diversidade biológica da Mata Atlântica quanto à sua origem, caracterização, distribuição, interação com o meio, evolução, monitoramento, prospecção, bem como dos componentes físicos,
químicos, biológicos e sociais dos ecossistemas.
2. Conservação e uso sustentável da biodiversidade: A conservação e o uso sustentável da biota brasileira e dos ambientes onde vivem os organismos são fatores que podem gerar riquezas para o homem; aprimorar e ampliar a coleta e análise de
dados sobre conservação in situ e ex situ e o uso sustentável da biodiversidade, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade.
3. Coleções biológicas: Ampliação, modernização e qualificação dos processos de acumulação de amostras e dados, atualização continuada de sistemas de acesso e integração de dados e informações sobre as coleções do INMA, possibilitando
continuamente, a avaliação e entendimento da diversidade de organismos e ambientes onde eles vivem no contexto da Mata Atlântica.
4. Educação e difusão: Fortalecimento da cultura científica no país, através de atividades disseminação do conhecimento produzido no INMA; seus acervos documentais e coleções para públicos diversos; Aplicação do conhecimento acumulados
sobre os recursos naturais no desenvolvimento de técnicas, processos e produtos que atendam as demandas socioeconômicas em prol do desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica.

A implantação do Programa de Capacitação Institucional – PCI é um instrumento de enorme potencial para a alavancar a formação e a produtividade científica e tecnológica institucional. A sua avaliação e acompanhamento é visto como um componente forte para o êxito do Programa. Como forma de avaliação dos projetos e o acompanhamento dos bolsistas na execução das atividades e dos resultados de seus trabalhos serão realizados os Seminários PCI, onde os nove bolsistas irão apresentar os resultados alcançados até então dentro da execução de suas atividades pelo Programa de Capacitação Institucional. Dois novos bolsistas irão mostrar seus respectivos planos de trabalho e os objetivos a serem alcançados com as propostas.
Os Seminários PCI acontecem a 21 de outubro de 2015 no auditório do INMA- Av. José Ruschi, 4- Santa Teresa- Espírito Santo. A programação das apresentações encontra-se em anexo.

Comissão de Pré-enquadramento PCI – INMA
– Helio de Queiroz Boudet Fernandes (Coordenador)
– Ariane Luna Peixoto
– Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro
– Mario Augusto Gonçalves Jardim
– Sérgio Lucena Mendes
– Yuri Luiz Reis Leite

Apoio
Teresinha Callot
Gildo de Castro Moraes

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.