Plano Anual de Atividades da SAMBIO para 2012

O Conselho Deliberativo da SAMBIO reuniu-se ontem à noite para decidir sobre as medidas que serão tomadas para o atendimento a Instrução Normativa (IN no.1) do IBRAM e para definição de seu Plano Anual de Atividades.

Reunião do Conselho Deliberativo da SAMBIO

Reunião do Conselho Deliberativo da SAMBIO

A IN do IBRAM faz exigências para o reconhecimento das associações de amigos dos museus. Três de suas exigências: “ser entidade da sociedade civil sem fins lucrativos”, “ter finalidade exclusiva “o apoio, a manutenção e o incentivo às atividades dos museus a que se refiram” e “que seu Plano Anual de Atividades levem em conta os Planos Museológicos dos museus aos quais estão ligados” já são atendidas pela SAMBIO deste sua fundação.

Outra exigência é que a sede social das associações não podem mais ser no espaço físico dos museus. A SAMBIO desde sua criação, a 25 anos, funciona no mesmo endereço do MBML. Foi decidido pelo Conselho a imediata transferência deste endereço e a apresentação de proposta de mudança estatutaria na próxima reunião da Assembléia Geral para que este novo endereço passe a constar de seus estatutos.

Reunião do Conselho Deliberativo da SAMBIO

Reunião do Conselho Deliberativo da SAMBIO

A exigência final é a apresentação ao IBRAM do Plano Anual de Atividades. por decisão do Conselho Deliberativo a SAMBIO irá então apresentar este plano onde constarão as seguintes atividades previstas:
A promoção de um Simpósio Anual, no primeiro semestre e a organização de apresentações de Exposições Itinerantes no espaço do Museu nos próximos anos;

  • A continuidade do Museu de Encantos, tentando resgatar suas idéias originais;
  • A realização de um curso de fotografia culminando com uma exposição de fotos com o tema “Um Olhar sobre o Museu”;
  • A realização de espetáculos culturais a cada dois meses em que pudessem ser mostrados valores da cultura local;
  • A realização do “Projeto Jovens Pesquisadores” onde jovens do ensino médio conhecem o trabalho dos pesquisadores que atuam no Museu;
  • O apoio ao trabalho de educação ambiental do Museu e a ao sistema de visitas guiadas;
  • A parceria em projetos especiais relacionados com a biodiversidade e a mata atlântica.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.