Senadora Rose de Freitas leva reivindicações da SAMBIO ao Ministro

Senadora Rose de Freitas

Senadora Rose de Freitas

Com ministro, senadora Rose e representantes da SAMBIO articulam definição para Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na noite desta terça-feira (8), a coordenadora da bancada do Espírito Santo, senadora Rose de Freitas (PMDB) e representantes da SAMBIO (Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão) solicitaram ao ministro da Pasta, Aldo Rabelo, a assinatura e publicação do decreto que irá incluir o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) na estrutura do MCTI.

A consolidação regimental e a estruturação do instituto são consideradas importantes para a missão do INMA: realização de pesquisas, promoção de inovação científica, formação de recursos humanos e conservação de acervos. O ministro Rabelo confirmou que irá acompanhar a demanda e tomar providências a respeito.

Tecnologia – Também na reunião, a senadora e o reitor do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), professor Denio Rebello Arantes, ressaltaram as dificuldades enfrentadas na área de tecnologia e inovação no país, principalmente sob o atual cenário econômico de cortes de recursos. Rose de Freitas afirmou que o acesso à tecnologia da informação ainda não é uma realidade nacional e solicitou um levantamento dos programas e ações do ministério que possam ajudar as cidades a obter a universalização do serviço, principalmente nas zonas rurais.

Ministro Aldo Rabelo

Ministro Aldo Rabelo

Ministro e a Senadora conversaram sobre o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma/MCTI), criado pela Lei 12.954, de 5 de fevereiro de 2014, com a transferência da estrutura do Museu Mello Leitão para a administração do MCTI. O museu foi fundado em 1949 pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi e abriga acervo de pesquisa biológica e de memória do fundador.

Em 2 de janeiro de 2015 a SAMBIO enviou o Ofício SAMBIO 001_2015 ao Ministro Aldo Rebelo, até o momento sem resposta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Senadora

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.