Jovens Pesquisadores 2012

Elisa Alves e sua bela voz encantou a todos.

Com um encontro ontem no auditório do Museu de Biologia Mello Leitão foram entregues os certificados de participação de alunos do ensino médio no Projeto Jovens Pesquisadores – 2012. Durante todo o anos estes alunos participaram de atividades no Museu conduzida por especialistas de vários grupos que desenvolvem suas pesquisas no Museu.

O texto das orientadoras do Projeto neste ano, Cristina Jaques da Cunha e Maria Margareth Cancian Roldi traduzem de forma clara o que aconteceu durante este ano.

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre “.

Paulo Freire

Chegamos ao término de mais uma edição do projeto Jovens Pesquisadores, foram meses inesquecíveis, período este que nos deixaram marcados como eternos aprendizes, pesquisadores, descobridores, e, sobretudo honrados em conhecer pessoas tão encantadoras.

Este se iniciou com muitas expectativas (ou expectativa alguma); se iniciou também, com bem mais do que oito jovens, na realidade eram doze. Mas alguns desistiram, talvez por não se interessarem pela biologia; talvez por motivo de força maior; talvez por nossa falta de competência e criatividade para cativa-los; ou ainda, o somatório de tudo isso foi causa das desistências.

Ao longo do ano conseguimos transformar desconhecidos em amigos, conseguimos chamar cada um pelo nome (apelido) entrelaçando os nossos sentimentos e emoções, defendo cada um se preciso fosse, e dando bronca também, em caso de necessidade. Fomos nos alimentando mutualmente de conhecimentos que nos fizeram sorrir, sonhar, vibrar, fantasiar, devanear…

Ao final, temos certeza de que contribuímos de alguma forma para cada um deixar-se seduzir pelo encanto da vida natural; vida essa expressada em formas não tão atraentes aos olhos da maioria, como um sapinho na bromélia, uma aranha, uma serpente …

E resta-nos a certeza de que a ciência só pode ser aceita e desmistificada quando se torna mais leve e mais acessível a todos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.