O “Projeto Muriqui – ES” é desenvolvido desde 2002, com apoio de proprietários rurais de Santa Maria de Jetibá e de instituições públicas e privadas. O Projeto foi estimulado pela descoberta de várias pequenas populações de muriquis no município, representando uma oportunidade ímpar para a pesquisa e conservação da espécie.
O Projeto envolve o censo dos muriquis em Santa Maria, o estudo do comportamento e ecologia, o estudo genético e de ecologia da paisagem. Além disso, foi desenvolvido um projeto piloto de educação ambiental, de ecoturismo e de recuperação de áreas degradas.
Posteriormente foi iniciado um censo da população de muriquis no parque Nacional de Caparaó, onde certamente tem a maior população da espécie no Espírito Santo. O próximo desafio é propor uma estratégia de conservação do muriqui no Estado, considerando também as populações existentes na Reserva Biológica Augusto Ruschi e seu entorno, no município de Santa Teresa.
O “Projeto Muriqui – ES” é executado pelo IPEMA – Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica e Departamento de Ciências Biológicas – UFES, e recebeu apoio do Probio/MMA, CNPq, Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, Conservação Internacional, Fundação Biodiversitas, Associação de Certificação Chão Vivo e Prefeitura Municipal e escolas de Santa Maria de Jetibá.
Para mais informações sobre o Muriqui clique aqui.
Boa noite,
Uma amiga me indicou o projeto Muriqui gostaria de saber se o processo seletivo ainda está aberto?
Desde já agradeço!