Sambio reitera reivindicações à bancada capixaba para INMA

20140826

Mello Leitão: Sambio reitera reivindicações à bancada capixaba
Artigo de Any Cometti,
publicado no Século Diário em 24/08/2014

A Associação dos Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Sambio) enviará à bancada capixaba no Congresso Nacional novo documento com as reivindicações necessárias para o funcionamento do museu, enquanto não for efetivada sua transição para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

De acordo com os diretores da Sambio, as principais reivindicações giram em torno de providências que já foram requeridas anteriormente, como a transferência das Coleções Biológicas para espaços maiores e protegidos e a incorporação ao museu de um terreno oferecido pela Prefeitura de Santa Teresa.

O documento será entregue à senadora Ana Rita (PT), com a qual a Sambio se reunirá na próxima sexta-feira (29) para acompanhar a situação dos decretos federais necessários para a regulamentação da transferência do museu para o INMA. Para que a Lei 7437/2010, que transforma o Mello Leitão em Instituto, seja regulamentada e a transição efetivada, é necessário que um decreto do Ministério da Cultura (MinC) seja publicado, retirando o MBML de sua estrutura administrativa. Também é necessário outro decreto, por parte do MCTI, que inclui o INMA em sua estrutura.

De acordo com a assessoria da parlamentar, a senadora se reuniu na última semana com a ministra do planejamento, Miriam Belchior, para tratar da publicação dos decretos, e levará à Sambio o retorno do ministério.

A transferência da estrutura do Mello Leitão do MinC para o MCTI era um pleito antigo de pesquisadores, e a pressa com que os servidores tratam tal transição se deve à dificuldade de manutenção do atual Instituto. Após anos de carência de material de estudos e de pessoal, há a esperança de que, com a gestão definitivamente atribuída ao MCTI, hajam investimentos estruturais efetivos nas pesquisas desenvolvidas no local.

O Mello Leitão foi criado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986), que recebeu do Congresso Nacional, em 1994, o título de “Patrono da Ecologia do Brasil”. A instituição, que desenvolve trabalhos com foco na biodiversidade da Mata Atlântica do Estado e voltados para educação e difusão científica na área de biodiversidade e na área de pesquisa e investigação científica, é uma das principais do país ligadas ao patrimônio natural.

Em agosto do ano passado, os membros da Sambio já haviam solicitado providências para as melhorias no museu ao secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jadir José Pela, que se desincompatibilizou do cargo para disputar as eleições deste ano. Em reunião, a Sambio entregou a Pela um documento que solicitava, dentre várias providências, que os editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapes) permitissem a participação de pesquisadores que tenham projetos em conjunto com o Mello Leitão, mesmo sem vínculo empregatício com a instituição.

Novo ofício solicitando apoio às medidas foi encaminhado aos secretários do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao ministro Clélio Campolina Diniz, à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), e à bancada capixaba no Congresso Nacional em julho deste ano.

Fonte: http://seculodiario.com.br/exibir.php?id=18432
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.